105 anos do América de Natal
julho 14, 2020O América Futebol Clube completa 105 anos neste 14 de julho. Uma data especial para celebrar as inúmeras glórias do Alvirrubro da Rodrigues Alves.
Li muitas mensagens de torcedores e textos jornalísticos sobre o aniversário do Mecão. Escolhi dois para replicar aqui no Blog como forma de homenagem ao clube e sua imensa torcida.
Nada melhor do que começar com a voz das arquibancadas. A vibração do torcedor americano empurrou o time para grandes conquistas. Confira o belo texto do torcedor José Filho, membro da torcida Portão 5:
"É domingo. O frio na barriga, a tensão e a ansiedade. É dia de botar a camisa no peito, sair de casa cedo. É dia de reencontrar os amigos no viaduto, abrir aquela cerveja e estar feliz por ser américa. O que nos une? Somos todos diferentes, temos sonhos, planos e vidas difentes. Mas estamos ali, somos todos iguais, somos américa.
O que nos une é o amor (nada mais une que o amor), o nosso amor mais antigo. E por falar em amor tivemos vários durante a vida e só um não largamos nunca. O que pode ser mais forte que o amor de um torcedor? Eles nunca vão entender o que é nossa paixão. Paixão de botar uma faixa na bolsa e viajar só pra ver o américa em campo, paixão de cantar alto, sem voz, quando a única coisa que resta no time é nossa paixão.
O que nos une é aquele gol de max, a cabeçada de alisson e a voadora de Boaventura. O que nos une é as arrancadas de Paulinho Marília, os 3x1 contra o vitória e a inauguração do módulo Fabinho. É as lembranças de Goianinha, os dribles do eterno rei e ouvir a voz de Hélio câmara agradendo a Deus pela justiça divina.
Esse amor inexplicável é o que nos une, a paixão que vem de berço e a alegria de ser América. E sempre seremos América. Esse amor nunca vai terminar, e não importa o que digam, sempre estarei contigo. 105 anos nos unindo e conquistando o coração do povo."
O segundo texto é mais histórico e com lembranças desses 105 anos. O autor é o repórter esportivo Kevin Muniz (Rádio Universitária FM). O texto foi publicado no perfil @protofutebol no Instagram:
"Eu sou América e tenho orgulho de ser". O trecho do hino americano que exprime todo o orgulho de ser alvirrubro, hoje, soa ainda mais forte, pois o clube da Rodrigues Alves completa 105 anos de história e de glórias conquistadas com muita emoção.
Fundado em 14 de julho de 1915, o América Futebol Clube de Natal (RN) nasceu da reunião e colaboração de um grupo composto por 38 pessoas entre jovens estudantes, comerciários e funcionários públicos. A data escolhida foi em memória à Revolução Francesa e, tal qual como o evento histórico, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" são os ideais que norteiam o clube.
Inicialmente, as cores escolhidas foram azul e branco, para distinguir SC Natalense, clube que fazia sucesso no início do século passado, na capital potiguar. No entanto, com a personificação jurídica em 1918, o clube assumiu o vermelho e branco.
O Alvirrubro foi o primeiro campeão potiguar, em 1919. Nos anos 1970, iniciou a maior série de vitórias no Campeonato Estadual ao conquistar o tetracampeonato entre 79 e 82. Neste período, viveu dois anos sem perder para nenhuma equipe do Rio Grande do Norte.
Nos anos 1990, voltou a ser protagonista no cenário nacional. Em 1996, o Mecão ficou com o vice da Série B, fato que o credenciou para retornar à Série A depois de 13 anos.
Já em 98, o clube conquistou o maior título da história: a Copa do Nordeste, sendo o único do Estado a vencer a competição.
Outro triunfo do clube foi o título estadual de 2015, ano em que completou 100 anos, o América decidiu o Potiguar, no chamado “Título do Centenário”, justamente contra seu maior rival, o ABC, que também atingia a emblemática marca de fundação naquele ano.
Atualmente, o América de Natal amarga o quarto ano consecutivo na Série D do futebol brasileiro, mas se espelha em suas glórias do passado para obter êxitos em 2020."
Parabéns, América! Parabéns, torcedor do Mecão!
0 comentários