Bolsonaro recupera apoio popular e oposição permanece inerte
agosto 14, 2020A Folha de São Paulo publicou nova pesquisa Datafolha na madrugada desta sexta-feira. O presidente Jair Bolsonaro atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato: 37% consideram o governo ótimo/bom, 27% consideram regular, 34% consideram ruim/péssimo e 1% não sabe/não respondeu.
Na última pesquisa, em junho, o resultado era esse: Ótimo/bom: 32%; Regular: 23%; Ruim/péssimo: 44%; NS/NR: 1%
Há um claro movimento de recuperação da aprovação do presidente. Tem relação com o auxílio emergencial, com mudanças de postura do Governo e também com o alinhamento junto aos partidos do Centrão. Tudo isso faz parte do jogo e Bolsonaro parece ter entendido como as coisas funcionam.
Mas destaco o grupo, que na minha avaliação, tem uma importante parcela de culpa no sucesso do presidente: a oposição inerte e confusa.
O momento essencial para a reação da oposição foi nos meses de junho/julho. Havia protestos na rua, crises diárias no Planalto e a rejeição não parava de crescer. A foto abaixo é de 07 de junho, em uma das maiores manifestações oposicionistas, no Largo da Batata em São Paulo.
Naquele fim de semana, havia mais oposicionistas na rua do que defensores do presidente. Mas decidiram adotar a cautela e os atos esvaziaram...
O esperado consenso de oposição também não decolou. Partidos se uniram na teoria, mas lideranças e militância continuam travando brigas nas redes sociais.
Ficou fácil demais para o presidente.
Na disputa de narrativas durante a pandemia, Bolsonaro venceu, apesar de tudo que falou e fez, e afastou todas as chances de impeachment.
Por fim, repito aqui o que falei no meu perfil @gustavo_hsl. Vale como reflexão: As pessoas precisam sair das bolhas de redes sociais. A oposição, principalmente. O único lugar que se observa o aumento da rejeição ao presidente é no Twitter. Não representa muita coisa da nossa realidade.
Aconselho que andem mais pelo país e se proponham a ouvir mais também. Surpresas serão evitadas.
0 comentários